FALTA DE PROFESSORES NO ENSINO BÁSICO PODE CHEGAR AO AUGE EM ATÉ 10 ANOS



Especialistas acreditam que a falta de professores nas salas de ensino básico de Minas Gerais chegará ao auge em no máximo 10 anos. A procura pelos cursos de licenciatura diminuiu cerca de 4% na UFMG nos últimos anos. Ao contrário de outras vagas de graduação oferecidas, o número de matriculados vem apresentando uma queda crescente.
O Censo da Educação Superior 2011, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que a realidade é a mesma em todo Brasil. Os baixos salários e a desvalorização social dos professores influencia diretamente nos dados divulgados.
Na UFMG, cursos como Letras e Matemática apresentam atualmente uma média de candidato/vaga de apenas 3 pessoas. Há 10 anos, esse número chegava até a 30.
O Governo federal estuda propostas para tentar incentivar a formação de professores. No ano que vem, deve ser realizado um exame nacional que irá permitir que profissionais da educação concorram a vagas de concursos públicos em todo o país. Também devem ser ampliadas bolsas de estudo para cursos de licenciatura.
Foto: Arquivo/Agência Minas
Fonte: